O que é laquear móveis e quanto custa esse serviço? Além de eu te responder essa pergunta te darei o passo a passo feito por profissionais da área para deixar os móveis brilhando e reflexíveis que bem pintura de carro. Gostou da ideia? Vamos lá!
O que é laquear móveis?
Vamos começar respondendo. Laquear móveis é definitivamente um estilo de acabamento muitíssimo usado para dar uma renovada em uma determinada peça ou até mesmo decorar de acordo com o ambiente desejado…
É uma tendência que está crescendo entre os brasileiros e já usado no mercado moveleiro e sua aplicação funciona da seguinte forma…
Na laqueação é usado uma resina chamada laca para fazer um tipo de pintura. Sua composição é de propriedade vegetal que faz o móvel ficar bem liso e com aquele detalhe espelhado igual a dos veículos…
Geralmente essa técnica é usada mais em mobílias brancas, mas também possível em outras variantes de cores contando com as brilhantes e fosco, elevando a distinção dos móveis em laca.
O que é laquear móveis: Por que laquear móveis?
Para que laquear móveis? Talvez a resposta possa te levar a ter a vontade de saber como laquear. Móveis laqueados apresentam um visual e refinamento se nobreza, deixa com um aspecto de suavidade e harmonia…
Isso faz com que o ambiente seja elogiado pelos olhos humanos e seja transmitido um ar de conforto e tranquilidade. Agora como laquear os móveis? Siga em frente.
Como laquear os móveis?
Passo 01: O primeiro passo é escolher a mobília que deseja aplicar a laca. Qual irá ser o móvel a ser renovado? Os mais usados para essa finalidade é:
- Bases de mesa de jantar;
- Painéis para parede;
- Mesa de centro e laterais;
- Aparadores;
- Armários;
- Racks.
Os móveis mais escolhidos pra essa finalidade é o de madeira, é possível a partir de então renova-los completamente mesmo sendo bastante usado, mas uma observação deve ser feita. Para fazer toda a ação é preciso que o material esteja conservado, isso garantirá que o ambiente seja modernizado.
Passo 02: Essa é a hora de separar os materiais, você irá precisar das seguintes ferramentas para laquear o desejado:
- Compressor ou rolo;
- Tinta laca ou esmalte;
- Pano;
- Pincel;
- Máscara;
- Máscara;
- Luvas;
- Prime ou selador;
- Lixa 80 média e lixa 120 extrafina.
Todas essas ferramentas são de fácil visibilidade em sua cidade, em uma loja de construção ou decoração conseguirá adquiri-los para efetuar o serviço você mesmo a partir da sua casa.
Passo 03: Preparar a peça. Um procedimento precisa ser feito para que todo efeito seja concretizado da forma perfeito em seus móveis, vamos dar uma olhada no processo de preparação:
Com um pano úmido, limpe a peça prestes a ser laqueada e espere secar;
Depois de efetuar o que é pedido anteriormente lixe o móvel com a lixa 20 (média) para fazer a correção de possíveis imperfeições, e para deixar o acabamento mais lisinho basta passar a lixa extrafina;
Se por a caso existir algum buraco na peça, feche-o com uma massa corrida e espere secar e continue lixando;
Lixe até que o objeto fiquei bem liso com movimentos de vai e vem e como o esperado, terá uma quantidade excessiva de pó, então poderá remove-los com um pano seco ou aspirador de pó.
Passo 04: Use o primer ou selador. Essas ferramentas garantem que a peça não absorva muita tinta, e também existe outra função! Preencher imperfeições que passaram despercebidas e deixar a superfície mais lisa. Uma boa, não?
Para aplicar um dos elementos citados basta usar o pincel em toda a peça junto com o material, e depois de seco voltar com a lixa extrafina, mas com uma atitude mais suave para não remover o produto aplicado.
Passo 05: Aplicação da tinta. Hora da tinta para a laqueação, essa técnica pode ser executada usando uma tinta esmalte ou até mesmo tinta na versão a base de água sintética ou spray.
Caso for usar na versão a base de água não se esqueça de usa-la em um ambiente arejado e usar os equipamentos de proteção. Para uma qualidade mais elevada é aconselhável comprar tinta acetinada ou brilhante.
Para um aspecto harmônico é recomendado usar a cor que combina com o ambiente ou um local especifico da área em que será posto o móvel.
Na hora da aplicação deve ser feita 2 camadas. A aplicação da primeira camada deve ser desta forma: Forre a parte que não receberá tinta com jornais e fita adesiva, logo depois espalhe a tinta com o pincel e em seguida usei um rolo na mesma direção para uma aplicação uniforme…
Para aplicar a segunda camada basta repetir novamente o mesmo procedimento.
Com a pintura laca concluída basta esperar a secagem, a partir daí você já tem em mãos o móvel do jeitinho que queria para combinar com o espaço desejado.
Dica de cores
Caso não entenda muito de cores e esteja em dúvida de qualquer escolher, tenho uma surpresa para você acabar com esse problema, a partir daqui vamos falar um pouquinho sobre cores. É recomendado que escolha:
- Cores vibrantes porque deixa a casa mais festiva e alegre, mas antes de uma olhada em volta e veja se não existe um padrão de cor no ambiente que vai ser posto o móvel laqueado;
- Ambientes coloridos de mais vai ser necessário ter uma pequena habilidade de saber contrabalancear as cores. Uma cor auxiliar ou análoga pode ajudar;
- Cores mais neutras permitem arrojar ambientes com cores exuberantes que sejam o centro da atenção.
Seguindo essas dicas rápidas você terá sucesso com as cores.
Quando custa?
Segundo o Forchetto o custo em média varia entre R$150,00 a R$500,00 o metro quadrado.
Conclusão sobre o que é laquear móveis
Além de saber do que se trata, você também aprendeu como aplicar manualmente a partir da sua própria casa, só é preciso das ferramentas e um pouquinho de experiência com serviços manuais como um diferencial.
Espero que tenha gostado do conteúdo e quem sabe na próxima não nos encontramos por aí de novo não é verdade? Fico por aqui, até mais.
Para mais conteúdos como esse acesse nosso blog e divirta-se clique aqui…