MDP vs MDF: Qual a diferença de MDF e MDP Qual é melhor

Qual a diferença entre MDP e MDF? Um material é melhor do que o outro? O MDP é a mesma coisa que o antigo aglomerado? Quando o assunto é a utilização desses materiais na fabricação de móveis as dúvidas são muitas, por isso nós selecionamos as principais informações. Vamos explicar tudo para você.

O que é MDP?

O significado da sigla: Medium Density Particleboard. Traduzindo para o nosso bom português: Partículas de média densidade

O MDP é formado por três camadas e ao visualizar é possível identificar visualmente logo no primeiro contato. Por causa dessa estrutura o material torna-se mais resistente fazendo com que tenha alguns benefícios que serão apresentados logo adiante.

O MDP é mais leve que o MDF mas isso não quer dizer que ele seja inferior, além do mais, não existe material inferior ao outro e sim usabilidades em situações diferentes, quando for apresentado pra você o MDF isso ficará mais claro.

O que é MDF?

O significado da sigla: Medium Density fiberboard, ou melhor traduzido, Fibras de média densidade…

O MDF é algo mais homogêneo e uniforme, não possui visualmente as camadas que o MDP possui. Esse material também possui suas particularidades positivas e negativas assim como o próprio MDP possui as suas.

Como é formado o MDP e o MDF
A raiz da criação deles é da mesma matéria prima (madeiras originárias de florestas plantadas). O MDP é formado por três camadas de partículas de madeira, triturada e aglutinadas entre si, uma mais grossa no meio e duas mais finas nas superfícies (igual a um amburguer)…

Já o MDF é formado pela aglutinação de fibras de madeira com resina sintética, por isso é o material mais uniforme em seu aspecto tornando-o homogêneo.

Resumindo, são feitos a partir da mesma tecnologia, compartilham da mesma madeira (geralmente pinus ou eucalipto) e processo de fabricação. Necessariamente o que muda é a metodologia de construção do material e de resto idêntico.

Qual a diferença de MDF e MDP

qual a diferença entre mdf e mdp
Fonte da imagem: madeiramadeira.com.br

Qual a diferença de MDF e MDP? A partir das informações que irei passar para você abaixo conseguirá distinguir a diferença dentre esses materiais, vamos lá?

Características do MDP

Se lembra que citei a usabilidade de cada um dos materiais em foco? A partir daqui poderá compreender melhor sobre o que escrevi lá em cima. As características do MDP são as seguintes afirmações:

  • Tem maior resistência a água;
  • Tem maior estabilidade;
  • Possui sustentabilidade ecológica;
  • Possui uma resistência superior a água;
  • Não aceita muitas aplicações de acabamento e processo de usinagem.

Características do MDF

Agora chegou a vez do famoso MDF, vamos ver suas particularidades, siga as seguintes informações do material em questão:

  • Absorve umidade com mais facilidade;
  • Não sofre com a famosa mudança de temperatura;
  • O corte pode ser feito em vários sentidos, coisa que o MBP não é tão bom;
  • É resistente, mas inferior ao MBP;
  • É ecologicamente sustentável;
  • Pode ser aplicado diversos tipos de revestimento;
  • É resistente a empenamento.

Qual a diferença de MDF e MDP? Graças a essas observações é possível identificar que o MDP é recomendado em áreas úmidas pois ele é mais resistente a água, os locais que costumam ter essas características são banheiros e cozinhas…

Além disso ele não é recomendado para quem quer fazer um acabamento mais elaborado, pois os cortes que são possíveis fazer neste material é limitado de mais.

No caso do MDF foi possível perceber que a aplicação de sua criatividade pode ser usada de forma mais descontraída, pois será possível fazer algo mais personalizado de acordo com suas necessidades e gosto.

O MDP indicado para peças mais retas como: portas, prateleiras, campos e também para partes estruturais dos móveis…

O MDF é indicado principalmente para peças curvas pois possibilita trabalhos mais precisos de usinagens, cantos arredondados e acabamentos diferenciados. Os dois podem ser utilizados para a fabricação dos mesmos móveis, como: berços, roupeiro e cozinhas.

Qualidade do MDP e o MDF

Sobre a qualidade é importante esclarecer que os dois materiais são bons pois o que diferencia são suas aplicações. Deixando claro que, as informações passadas é possível que suas escolhas sejam feitas da forma mais recomendada para assim estar fazendo um projeto de forma inteligente.

MDP é a mesma coisa que o antigo aglomerado?

Outra dúvida bastante comum é se o MDP é a mesma coisa que o antigo aglomerado, definitivamente a resposta é: não! A diferença está na gramatura das partículas que compõem estes dois materiais…

No aglomerado as partículas utilizadas para a fabricação eram bem maiores, por isso o material esfarelava muito, até hoje algumas pessoas possuem esse material em casa aplicado em seus moveis e caso tenha poderá ver seu desgaste.

No MDP as partículas são mais densas, principalmente nas partes mais próximas da superfície. Portanto além do MDP ser mais resistente, ele não esfarela como a tecnologia usada antigamente.

Qual é o melhor?

Vale lembrar também outras características desses dois materiais. O MDP é mais resistente a torcedura que é causada pela umidade ou o calor, oferece maior resistência para a montagem e desmontagem dos móveis e é um material mais leve é mais econômico pois sua fabricação é economicamente viável para isso.

Já o MDF comporta melhor aplicação de revestimentos diversos, não sofre com uma variação de temperatura e pode ser cortado em qualquer sentido, é um material mais pesado é mais caro pois a sua fabricação é mais complexa…

Cada um dos materiais tem seus prós e contras e devem ser escolhidos levando em consideração as necessidades do uso dos móveis necessitam, todas as informações anteriores colaboram com isso basta fazer o uso do peso da balança para fazer sua escolha…

Conclusão sobre qual a diferença de MDF e MDP?

Qual a diferença de MDF e MDP? Com o conhecimento apresentado nesse conteúdo você passará der capaz de escolher ou fazer a usabilidade das duas opções em um projeto. Você aprendeu o que é exatamente sobre cada material, como é a formação de cada um…

Suas características, qualidade, a comparação com a tecnologia antiga e o esclarecimento de qual é o melhor. Espero que tenha compreendido as informações e estou torcendo para que tome a decisão certa para o seu projeto.

Lembre-se, caso necessite de ajuda ou serviços basta visitar a página inicial clicando aqui.

Abrir Chat
1
Oi, estou online precisa de ajuda?
Olá
Podemos ajudá-lo?